Cartografia
A Sociedade Brasileira de Cartografia inspirada no “Prêmio Barbara Petchenik de Mapas Infantis” da Associação Cartográfica Internacional criou um concurso nacional e o PREMIO LÍVIA DE OLIVEIRA, em homenagem à professora Lívia de Oliveira que iniciou estudos brasileiros sobre o ensino de mapas para crianças em nosso país. O objetivo é promover a representação espacial criativa, em termos de forma gráfica - desenho ou qualquer outra forma de trabalho artístico, por crianças.
O tema de 2013 é “BRASIL: UM PAÍS ALÉM DO FUTEBOL”, os desenhos/mapas devem ser produzidos por crianças com menos de 16 anos de idade. Participe!!!
Para saber como participar, leia o Manual de Instruções
Sentir é uma maneira de enxergar. A cartografia tátil é um excelente recurso para transformar imagens e conteúdos em algo concreto.
A rede estadual de ensino de São Paulo promoveu curso sobre a construção de materiais didáticos táteis para alunos com deficiência visual.
Conheça os resultados em:http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/professores-se-transformam-em-alunos-e-aprendem-a-construir-materiais-didaticos-tateis
A DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR!
No último Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares ocorrido em Vitória (no ano de 2011), na Sessão de Encerramento foi levantada a necessidade de existir uma disciplina de Cartografia Escolar na formação de professores, isto é, na universidade.
Vamos continuar essa discussão no Colóquio de 2013?
A disciplina de Cartografia Escolar é realidade no Curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2006. Criada na reforma curricular como obrigatória para graduandos da licenciatura, ela vem sendo ministrada desde então na quinta fase do curso. O programa dessa disciplina, com 108 horas-aula, foi elaborado para dar uma base de conhecimento que envolve a teoria - sobre o ensino do espaço para crianças, a educação inclusiva e a Cartografia Escolar,