Cartografia
A origem da palavra mapa parece ser cartinesa, que significa ''toalha de mesa''. Essa afirmação parte do pressuposto das conversas realizadas por comerciantes que, estavam desenhando sobre as ditas toalhas ou seja os mappas, onde identificavam rotas, caminhos, localidades, entre outros tantos informes gráficos auxiliares aos seus negócios.
O tempo passou e no decorrer desse tempo, diversas terminologias se agregaram para que se define-sem tais representações, cada uma com sua especificidade, a expressão: ''Cartas e plantas'', é usado muita das vezes como sinônimos, mas, que devem ser encarados com certos cuidados.
A terminologia de mapa ou carta é utilizada diferentemente devido às suas próprias caracteristicas, e ainda de acordo com o país e idioma correspondente. No caso do Brasil, a (ABNT) Associação Brasileira de Normas Técnicas, confere as seguintes definições (Oliveira, 1993)
Mapa- '' É uma representação gráfica, em poucas palavras, uma geral superficie plana e em uma determinada escala, com a representação de acidentes físicos e culturais da superficie da Terra, ou de um planeta ou satélite.''
Carta- São representações dos aspectos naturais e artificiais da terra, que é destinada aos fins práticos de uma atividade humana, onde é permitido a avaliação precisa de distâncias, direções e a localização plana, geralmente em média ou grande escala de uma superficie da terra, é subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecendo a um plano nacional ou internacional.
3.1 Classificação
Os mapas e as Cartas podem ser classificadas de diversas formas, dependendo de suas caracteristicas.
As classificações usuais, em modo geral, apresentam determinadas caracterisiticas especificas de um mapa ou carta. Devem ser encaradas como indicações de aplicabilidade para cada solução apresentada. Há neste momento uma tendência de superposição das caracteristicas mencionadas.
3.1.1 Classificação de acordo com os objetivos:
MAPAS GENERICOS