Cartilha sobre bullying
Pedagogia – semestre 3
AVA – Atividade Colaborativa
Direito e Legislação
Prof.ª. Orientadora: Marcia
Erislene Sousa Cunha – Ra 3730728394
Vanda Felipe Campos – 4610901110
Osasco, 2013
Sumário
1. O que é Bullying?
2. Como são as agressões?
3. Ocorre somente nas escolas?
4. Como identificar vítima e agressor?
5. Cyberbullying
6. Como ajudar?
7. Leis contra o Bullying
8. Referências
BULLYING
VIOLÊNCIA NÃO É BRINCADEIRA!
Fique atento, exerça seu papel de cidadão, denuncie, oriente, ajude a acabar com essa prática.
A finalidade desta cartilha é de orientar a população sobre o bullying, para diminuir seus efeitos em crianças, adolescentes, seus familiares e escola.
1. O QUE É BULLYING?
Bullying é uma palavra inglesa que significa maus tratos, violência física ou psicológica, agressões à outra pessoa. Muitas vezes esses atos de violência são confundidos com brincadeiras repetitivas. O bullying não pode ser tratado como brincadeira mas sim como um problema de toda a sociedade.
2. COMO SÃO AS AGRESSÕES?
As agressões podem ser: verbais, psicológicas, físicas ou sexuais e são feitas de forma gratuita contra pessoas que na maioria das vezes não conseguem se defender.
3. OCORRE SOMENTE NAS ESCOLAS?
A escola por ser um local onde há uma grande quantidade de crianças e adolescentes a prática do também é mais frequente, porém isso não quer dizer que o bullying não ocorre somente dentro da escola, mas em qualquer outro local que o agressor encontrar oportunidade para praticá-lo.
4. COMO IDENTIFICAR VÍTIMA E AGRESSOR?
As vítimas de bullying, na maioria das vezes, são aquelas que demonstram mais timidez e dificuldade de participar de grupos. Em geral, as pessoas que estão sofrendo Bullying apresentam: dificuldade na escola, manchas pelo corpo, insegurança, tristeza, autoestima baixa, medo de ir sair de casa entre outros.
O