Lean
A Manufatura Enxuta ou Lean Manufacturing é uma filosofia de manufatura que busca reduzir o tempo entre o pedido do cliente e a entrega, através da eliminação de desperdícios,ou seja,eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção "pull" (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).
Origem do lean: O LEAN surgiu na Toyota, no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. ; o seu criador foi Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, e seus precursores foram : Sakichi Toyoda, fundador do Grupo Toyoda em 1902; Kiichiro Toyoda, filho de Sakichi Toyoda, quem encabeçou as operações de manufatura de automóveis entre 1936 e 1950; e Eiji Toyoda. que participou como o executivo impulsionador do nascimento do STP (Sistema Toyota de Produção) Inicialmente, muitas empresas enxergavam apenas a área de produção. Hoje, a filosofia Toyota aplicada a todas as dimensões dos negócios de uma organização A base de sustentação do Sistema Toyota de Produção é a absoluta eliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o just-in-time e a autonomação.
Os 7 desperdícios que o sistema visa a eliminar é : * Superprodução, a maior fonte de desperdício. * Tempo de espera, refere-se aos materiais que aguardam em filas para serem processados. * Transporte, que nunca geram valor agregado no produto. * Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem existir. * Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz. * Movimentação * Defeitos, produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros. Alguns objetivos comumente citados são: * Qualidade total imediata - ir em busca do "zero defeito", e detecção e solução dos problemas em sua origem. * Minimização do