Cartilha de divórcio adolescentes
A cartilha de divórcio foi elaborada pelo Ministério Publico e pelo Conselho Nacional de Justiça, com o fim de ajudar os filhos a lidarem com o divórcio dos pais de uma maneira saudável.
A primeira abordagem é feita para explicar o que esta ocorrendo e o porquê, deixando bem claro que os filhos não tem culpa do divórcio de seus pais, e que muitas vezes nem eles mesmo tem culpa, e que não adianta tentar achar culpados, pois não ajudará em nada, pelo contrário.
Trata da questão da mudança, de como ela pode ocorrer e que ela é normal em uma situação dessas, e que não deve se sentir mal com isso, pois mesmo um de seus pais saindo de casa continuaram sendo uma família, pois esta não é aquela constituída por você, seus irmãos e irmãs e seus pais, ela pode ser feita de várias outras formas.
Deixa-se claro que se deve continuar com a vida, pois esta não acabou por causa do ocorrido, mas pelo contrário ela pode ficar até melhor, pois se os pais brigavam muito, agora provavelmente não brigaram mais, e caso isso ocorra o filho deve dizer a eles que não devem brigar, pelo menos não na sua frente, e que eles devem resolver seus problemas de outra forma, sem brigas.
As emoções são muito importantes, pois elas controlarão a situação, então se deve ter muito cuidado com elas, para que não o domine, porém é bom que se expresse que não reprima seus sentimentos para que não acabe se sentindo pior, então seria bom ter com quem conversar sobre tudo isso, com um parente próximo, amigo ou até mesmo um profissional como um psicólogo.
Pode ser que se sinta mal ou até envergonhado de contar tudo a seus amigos ou qualquer outra pessoa, então é melhor que apenas se conte quando se sentir a vontade para isso, e para quem se confia, no momento certo.
Uma das parte mais complicadas é de se ter duas casas, pois é o que causa mais dificuldades para se acostumar, porém há coisa que se podem fazer para que não seja tão difícil, como