Doenças ocupacionais
RUÍDO:
Quem ultrapassa o limite fica submetido a barulhos intensos por muito tempo, não demora a apresentar sintomas. Os primeiros a aparecer geralmente são auditivos, como zumbidos, impressão de ouvir os sons abafados e estar com os ouvidos tapados. Outros agravantes podem colocar os trabalhadores perante uma série de riscos para a sua saúde:
Perda de audição: o ruído excessivo prejudica as células capilares da cóclea, parte do ouvido interno, conduzindo à perda de audição. As estimativas apontam para uma taxa de pessoas na UE afectada por problemas auditivos superior à população total de França.
Efeitos fisiológicos: existem provas de que a exposição ao ruído tem efeitos sobre o sistema cardiovascular provocando a libertação de catecolaminas e o aumento da pressão arterial. Os níveis de catecolaminas no sangue estão associados ao stress.
CALOR:
O golpe de calor é uma doença que pode pôr a vida em perigo, que deriva de uma prolongada exposição ao calor e na qual uma pessoa não pode suar o suficiente para fazer descer a sua temperatura corporal.
Esta doença costuma desenvolver-se rapidamente e requer um tratamento intensivo e imediato. Se uma pessoa estiver desidratada e não puder suar o suficiente para arrefecer o seu corpo, a temperatura corporal pode atingir níveis perigosamente elevados e provocar um golpe de calor. Certas doenças, como a esclerodermia e a fibrose quística, diminuem a capacidade de sudação e, consequentemente, aumentam o risco de ocorrer um golpe de calor
FRIO:
As doenças e lesões causadas pelo frio surgem quando a perda de calor é maior que a produção de calor pelo corpo. Estas lesões afetam especialmente as extremidades do corpo, como pés e mãos. As principais lesões causadas pelo frio são:
• Ulcerações – São lesões na pele provocadas pela exposição ao frio. Seus sintomas incluem alteração da cor da pele (palidez), dores e bolhas;
• Frosbite – É uma lesão que ocorre principalmente nas extremidades, devido à