Cartilha de Boas Práticas
Essa cartilha foi elaborada com o objetivo de esclarecer sobre os cuidados durante a manipulação de alimentos, auxiliando os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores.
Todas as pessoas que trabalham com alimentação são consideradas “Manipuladores de Alimentos”.
NUTRICIONISTA RESPONSÁVEL: CAMILA DINIZ RANGEL
SEGURANÇA ALIMENTAR
O CONCEITO DE SEGURANÇA ALIMENTAR
“A Segurança Alimentar e Nutricional significa garantir, a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana.”
CONTAMINAÇÃO
O QUE É CONTAMINAÇÃO? A contaminação de um alimento significa a presença de qualquer elemento estranho à sua natureza e composição, e que pode causar danos a quem o consumir.
QUAIS OS TIPOS DE CONTAMINAÇÃO?
Contaminação biológica: causada por microrganismos, como fungos (mofo), bactérias; Este é o principal tipo de contaminação e acontece quando os cuidados de higiene e conservação não são observados.
Contaminação física: causada pela presença de corpo “estranho” nos alimentos (pedaços de madeira, brincos, fios de cabelo, etc.);
Contaminação química: causada pela presença de produto químico misturado com o alimento (graxa, agrotóxicos, inseticidas, etc.).
O QUE SÃO DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA)?
São doenças provocadas pelo consumo de alimentos que ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento.
Os sintomas mais comuns de DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos