cartas da prisão
Disciplina: Novo Testamento IV - Cartas Paulinas e Cartas Gerais
Prof.:
Cuiabá
MT/2014.
As Cartas da prisão
Colossenses
Introdução
Contém uma importante e necessária mensagem Cristologia, Traz como foco a igreja, o corpo de Cristo. Os crentes da cidade de Colossos tinham uma preocupação exagerada com as suas tradições e cerimônias; até a adoração aos anjos fazia parte da pratica dessa igreja. “Paulo trata do problema destes crentes, apresentando-lhes o incomparável caráter de Cristo”.
Autor da carta
A escrita desta carta deve ser atribuída à pena de Paulo.
Evidencias internas:
A carta afirma ter sido escrita por Paulo tanto no começo quanto ao fim. No transcorrer da carta, Paulo cita seu nome, chamando a si mesmo de ministro.
Evidencias externas:
A igreja primitiva atesta a autenticidade da carta de Paulo aos Colossenses e a reconhece como de origem paulina. Cânon de Marcion e Cânon Muratoriano confirmam Paulo como autor da carta.
Data da carta:
Por volta dos anos 60-61 d.C
Destinatários da carta:
Aos Santos e fiéis irmãos que estão em Colossos
Propósito da carta:
Epafras deve ter mencionado para Paulo a existência de alguns falsos mestres que estavam rondando a igreja de colossos com as suas heresias, ensinando falsas doutrinas, Paulo escreve esta carta para Refutar heresias; mostrar que Cristo é o cabeça da igreja; ele mostra a maneira correta de se viver.
Cristologia da Carta:
Aquele a quem temos a redenção (1.13-14); A imagem do Deus invisível (1.15a) O Senhor e sustentador de toda a criação (1.15b-17); A cabeça do corpo (1.18; 3.11) O princípio e o primogênito dentre os mortos (1.18b);
Autor da nossa reconciliação (1.20-22; 2;13-15); Fonte da nossa força (1.28-29); Em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria (2.2-3);
Em quem reside a plenitude da divindade (2.9); Cabeça de todo principado e poder (2.10); O protetor da