Carta formal e informal
A carta é uma modalidade de redacção livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou a reflexão. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, uma secção de jornal ou revista etc.
A estética da carta varia consoante a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo (nome, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura.
No caso das correspondências comercial e oficial – textos jurídicos, comunicados, ofícios, memorandos emitidos por órgãos públicos – a linguagem é muitas vezes feita de expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.
Exemplo Carta formal
Cabeçalho
Joana Fernandes
Av. do Brasil, 567, 4º Esq.
1700-023 Lisboa
Exmo. Senhor:
Dr. Pedro Faria Magalhães
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Av. 24 de Julho, 541, 7º
1200 – 034 Lisboa
Lisboa, 5 de Maio de 2007
Assunto: Envio de documentação / …
Abertura e texto inicial
Exmo. Senhor / Exma. Senhora / Exmos. Senhores:
. o Junto envio a documentação referente ao… o Venho enviar a documentação… / Envio em anexo o meu Curriculum Vitae… o Venho solicitar a V. Ex.a se digne conceder-me uma audiência… o Solicito a atenção de V. Ex.a para o assunto que passo a expor: o Em resposta ao anúncio publicado no jornal… do passado dia…, venho apresentar a V. Ex.as a minha candidatura ao lugar de … o Na sequência da conversa telefónica com…, venho comunicar a V. Ex.a a minha disponibilidade para… o Venho informar V. Ex.a de que estou inteiramente ao vosso dispor para uma possível colaboração com a vossa empresa. o Como é do conhecimento de V. Ex.a, encontro-me actualmente a desempenhar as funções de… o Venho solicitar a atenção de V. Ex.as para os factos que passo a expor. o Vimos chamar a