Carro eletrico
Princípios de funcionamento de um carro eléctrico
Um carro eléctrico é um veículo movido pela acção de motores eléctricos, e é constituído essencialmente por um ou mais motores eléctricos AC ou DC, uma bateria e um sistema de controlo. Estes carros têm vindo a ganhar especial importância com o passar dos anos devido às questões ambientais e económicas levantadas pelos tradicionais carros com motores de combustão interna.
II. MOTOR Os motores eléctricos destinam-se a transformar a energia eléctrica em mecânica e podem ser de corrente contínua (DC) ou corrente alternada (AC), tendo cada tipo as suas vantagens e desvantagens de acordo com o tipo de veículos em que são utilizados. O motor é o responsável pelo movimento do carro, isto é, a tracção do automóvel, que pode ser dianteira, traseira, às quatro rodas, e ainda é possível ter motores montados directamente em cada roda.
I. INTRODUÇÃO Os carros eléctricos foram especialmente populares entre meados do século 19 e início do século 20, quando a electricidade foi um dos métodos preferidos para propulsão de automóveis, proporcionando um nível de conforto e facilidade de operação que não poderiam ser alcançados pelos carros a gasolina da época. Avanços na tecnologia de combustão interna, especialmente o arranque eléctrico, rapidamente tornaram essas vantagens discutíveis. A maior variedade de carros a gasolina, tempo de reabastecimento mais rápido, e infra-estruturas de petróleo em crescimento, juntamente com a produção em massa de veículos a gasolina, que reduziu os preços dos carros a gasolina para menos de metade do equivalente a carros eléctricos, levou a um declínio no uso da propulsão eléctrica, removendo-os efectivamente dos mercados na década de 1930. No entanto, nos últimos anos, aumentaram as preocupações sobre o impacto ambiental dos carros a gasolina, os preços da gasolina, melhorias tecnológicas nas baterias, e a perspectiva do pico do petróleo, trouxeram um interesse renovado em carros