carro eletrico
Fig. 2 Carro elétrico com apenas um único motor.
Fig. 3 Carro elétrico com dois motores.
Fig. 4 Carro elétrico com dois motores acoplados diretamente às rodas.
Configurações técnicas de um carro puramente elétrico
A configuração mais simples para um carro elétrico está mostrada na
Fig. 2. Nesta temos um conjunto de baterias alimentando um conversor eletrônico que, por sua vez, aciona um motor elétrico. Este motor irá fornecer potência mecânicas às rodas passando através de um sistema de engrenagens e uma embreagem diferencial.
Uma alternativa possível seria eliminar a embreagem diferencial na forma ilustrada pela Fig. 3. Neste arranjo passamos a ter dois conversores e dois motores independentes. O mecanismo de embreagem diferencial é implement ado elet ronicament e ajustando-se velocidades levemente distintas para cada um dos motores (e suas respectivas rodas).
O arranjo mostrado pela Fig. 4 incorpora os motores diretamente nos corpos das rodas. Tal configuração pode ser expandida para permitir um sistema de tração nas quatro rodas. Apesar de exigir o uso de motores especiais de pequena dimensão, tal configuração oferece como prêmio a possibilidade de construir ônibus nos quais a altura do piso seja bastante baixa.
O ponto comum nas Figs. 2 a 4 é que a única fonte de energia disponível a bordo é o sistema de baterias.
Configurações técnicas de um carro elétrico híbrido
A autonomia de uma carro elétrico pode ser aumentada significativamente utilizando-se uma fonte de energia adicional a bordo. Ou seja, existiria a bordo um motor a combustão interna associado a um grupo gerador. Outra alternativa seria as chamadas células de combustível. Este tipo de carro é denominado de HEV (“Hybrid electric vehicle”) ou mais precisamente TEHV
(“Thermal electric hybrid vehicle”).