Método PMC
Este capítulo apresentou ao leitor o método aplicado nos APLs da Bahia visando utilizar o planejamento estratégico como parâmetro sendo necessária a elaboração de um método que servisse como norte na orientação de equipes e condução de análises estratégicas com o objetivo de melhorar as definições de projetos estruturantes que atendesse as peculiaridades nos APLs aqui estudados.
A elaboração do método se deu através da busca da construção de um estudo de uma nova compreensão dos acontecimentos – de caráter qualitativo e exploratório – nos APLs, visando solucionar os problemas identificados. Depois de realizado este estudo, foi desenvolvido um método com a intenção de sanar os problemas, caracterizando assim uma pesquisa aplicada de caráter interdisciplinar.
Antes de criar o modelo final do método de planejamento estratégico aplicado aos APLs, a priori estudos foram necessários sobre os temas de planejamento e gestão estratégica além de fundamentos teóricos sobre APLs e clusters.
O levantamento teórico sobre APLs e a gestão estratégica aplicada em arranjos produtivos se deu como um estudo interdisciplinar, buscando a compreensão do modo como os APLs organizam suas estratégias competitivas. Deste modo, foi possível relacionar os estudos já existentes para a proposição de um método preliminar. Para testar a coerência do método proposto, foram realizados aplicações em nove APLs – sendo que alguns em Agronegócio e outros em Setores de serviços de Transformação. Nesta etapa foram realizadas várias entrevistas com os agentes locais de cada APL, que atuam nas diversas etapas do processo produtivo, além de workshops.
Os APLs estudados foram os seguintes em Agronegócio e suas respectivas regiões: Caprinocultura (Juazeiro, Pintadas, Jussara e Senhor do Bonfim); Derivados da Cana de Açúcar( mesorregião centro sul e sul do