Carro elétrico.
Atualmente os trens e ônibus são os veículos elétricos mais populares.
Veículo elétrico da Polícia de Segurança Pública, em Lisboa
O veículo elétrico é um tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos. É composto por um sistema primário deenergia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário. Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados Zero-Emissões, que por terem um meio de locomoção não poluente não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável pois são bastante silenciosos.
De notar que carro elétrico é o nome porque é tradicionalmente conhecido em Portugal o elétrico (tram/bonde).
História[editar | editar código-fonte]
Veículo elétrico de Thomas Parker de 1880.
O primeiro projeto de motor elétrico começou com o húngaro Ányos Jedlik em 1828, contudo, o primeiro veículo elétrico foi construído por Thomas Davenport em 1835, durante o século 19, veículos elétricos costumavam ser adaptados para funcionarem em trilhos, no início do século 20 algumas companhias como Baker Electric, Columbia Electric, Detroit Electric fabricavam veículos elétricos, inclusive, no ano de 1900, 28% dos veículos produzidos nos Estados Unidos eram elétricos. O declínio veio principalmente após o início da produção em massa por Henry Ford dos veículos de combustão que fez o custo de produção desses tipos de veículo cairem drasticamente.
Fabricação[editar | editar código-fonte]
A fabricação desses veículos em países como Estados Unidos e Japão partiu da indústria automobilística, que estava preocupada com o avanço do preço do petróleo. Já no caso do Brasil, a iniciativa está sendo dada pelas próprias usinas hidrelétricas, lideradas pela Itaipu, que apresentou o protótipo do Palio elétrico em junho de 2006. Desde então, mantém parcerias para o desenvolvimento de veículos e equipamentos de energia limpa.
No Brasil[editar | editar