Finanças
De acordo com o Wikipédia, juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espécie de “aluguel sobre o dinheiro”. O valor de juros representa a remuneração pela utilização de capitais de terceiros, pode ser, também, a remuneração do capital aplicado nos bancos. O valor de juros serve para compensar o valor do dinheiro no tempo.
Taxas de juros A taxa de juros é o coeficiente que determina o valor do juro, isto é, a remuneração durante certo período de tempo. As taxas de juros devem ser eficientes de maneira a remunerar: • O capital emprestado/aplicado. Os juros devem gerar um lucro (ou ganho) ao proprietário do capital como forma de compensar a sua privação por determinado período de tempo. Este ganho é estabelecido basicamente em função das diversas oportunidades de investimentos e definido por custo de oportunidade. • O risco envolvido na operação (empréstimo ou aplicação), representado pela incerteza com relação ao futuro.
Taxa básica de juros Segundo Neto, a taxa básica de juros corresponde à menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como taxa de referência para todos os contratos. E também a taxa a que um banco empresta a outros bancos. No Brasil, a taxa de juros básica é a taxa SELIC, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, e corresponde à taxa de juros vigente no mercado interbancário, ou seja, é a taxa aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia (over night) – operações estas lastreadas por títulos públicos federais. A taxa básica de juros, estabelecida pelo governo, através do Banco Central, para remunerar os títulos da dívida pública, é um importante instrumento de política monetária e fiscal.
Taxa preferencial de juros
A taxa