Carreira
A arte de negociar salário: confira as dicas de especialistas na hora de melhorar sua remuneração
Publicada em 19/09/2007 às 17h51m
Ione Luques, Globo Online
RIO - Você está pensando em pedir um aumento a seu chefe? Foi chamado para uma entrevista e, no meio da conversa, o entrevistador perguntou qual seu salário atual ou a pretensão salarial? Foi sondado por uma empresa com uma proposta salarial maior e pensa em tentar cavar um aumento? Para ajudá-lo a não meter os pés pelas mãos, o Globo Online ouviu especialistas que deram dicas de como agir em cada situação na hora de negociar o salário.
A arte de negociar salário é, segundo especialistas, um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento.
- Acreditar que você realmente merece o aumento tem papel fundamental na decisão do chefe, pois sua postura e posicionamento crítico diante do assunto mostrará muito do que você merece ou não receber - afirma Anderson Nagado, gerente da Pesquisa Salarial da Catho.
Segundo Jaqueline Resch, sócia-diretora da Resch Recursos Humanos, a melhor forma de negociar salário é ter uma conversa franca, objetiva e adulta com o chefe, baseada em argumentos de mercado e de desempenho, sabendo que pode perder ou ganhar.
" A arte de negociar salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo e consistência de informações "
Critério também é fundamental, na opinião de Myrian Lund, planejadora financeira e professora de finanças da Fundação Getúlio Vargas. Antes de aventurar-se a pedir um aumento salarial, o funcionário deve colocar na balança o que era esperado pela chefia e o que obteve efetivamente de resultado, além de avaliar como está contribuindo para a empresa atingir os resultados desejados. Ela concorda que, quanto mais objetiva for a conversa, mais fácil.
Veja os argumentos que não devem ser usados na negociação salarial
Na