carne é fraca
Muitas pessoas ao consumirem carne não imaginam que por trás de um habito tão simples, ocorre muita judiação com os animais, e desperdício com os recursos naturais.
Na Amazônia a expansão da fronteira agropecuária é responsável pela maioria das queimadas, e pelos desmatamentos, emitindo mais de 200 milhões (corresponde a 2/3 da emissão de todo o país) de toneladas de gases poluentes na atmosfera, ocasionando o efeito estufa e destruindo a camada de ozônio. Que troca do sucesso em curto prazo, os empresários acabam por se matar aos poucos.
Ocorre também infiltração de medicamentos, hormônios e toxinas nos lençóis freáticos, a pecuária está consumindo maior parte da água doce do mundo, só pra se ter uma base para produzir um quilo de carne é necessário quinze mil litros de água, uma vaca leiteira consome em media quarenta litros de água por dia.
Será que a vale à pena trocar a vida de um ser humano pelo o luxo de alguns empresários? Estudos comprovam que o principal mito relacionado à carne (a questão de que a carne é rica em proteínas) não é verdade. Até o arroz que é um alimento pobre em proteína, possui em de 8 a 9% de proteína, o que corresponde à necessidade diária do nosso organismo.
Além dos impactos ambientais ocasionados pela produção de carne no mundo, a outra questão embutida por trás do consumo de carne é o tratamento desumano com os animais. Em relação às aves (frangos), os pintos ao nascerem são selecionados, os que são descartados são em seguida triturados, e vão de servir de ração.
Os porcos são castrados a sangue frio, as porcas grávidas ficam presas em celas que mal as cabe. Os bezerrinhos machos que não tem valor de comercial, ou são vendido por preços irrisórios ou vão ser abatidos para a produção de carne de vitela.
A carne de vitela é branca porque os bezerros são anêmicos. Na hora do abate os animais liberam no organismo muitas toxinas prejudiciais que depois são ingeridos pelo homem. Será que os animais irracionais