CARLOS GHOSN
O MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DE CARLOS GHOSN
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
O MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DE CARLOS GHOSN
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem o objetivo de debater sobre conceitos da administração na organização, qualidade e eficiência como alicerces de uma boa gestão.
Tomado como exemplo o grande executivo Carlos Ghosn, presidente da companhia Renault – Nissan. Com o estilo caracterizado pela rigorosa disciplina, o foco aos pontos importantes e não a detalhes, a atitude de delegar, dividir sempre os processos em etapas e de se manter sempre informado através do maior número de pessoas possível. Um dos vinte e cinco executivos mais influentes do mundo.
O presente trabalho, elaborado com base em pesquisas, tem como objetivo apresentar um modelo de administração por meio de um estudo sobre a maneira de administrar do executivo Carlos Ghosn.
1. HISTÓRICO DA VIDA DE CARLOS GHOSN
Carlos Ghosn nasceu em Guajará-mirim, na fronteira de Rondônia com a
Bolívia, filho de libaneses, passou a infância e a juventude no Líbano e depois na
França, onde se formou em engenharia pela Escola Politécnica de Paris, e naturalizado francês.
Iniciou sua carreira na Michelin e em seguida voltou ao Brasil para comandar a filial da fabricante francesa de pneus, considerada ingovernável, em pleno período de hiperinflação.
Naqueles tempos, o dirigente de uma empresa no país precisava ter flexibilidade e muito jogo de cintura.
Em 1996 ingressou no grupo Renault como vice-presidente, além de supervisionar as atividades da montadora no Mercosul, também ficou responsável pelas direções de pesquisas, engenharia e desenvolvimento automotivo, produção, mecânica e compras.
Aos cinquenta e seis anos é o executivo brasileiro mais bem sucedido do mundo. Em trinta e dois anos de carreira, enfrentou crises e comandou viradas espetaculares, mas nada se compara a reconstrução da Nissan, onde assumiu a direção geral em