Carlos Ghosn- NISSAN
É NECESSÁRIA TAMBÉM UMA PESQUISA SOBRE CARLOS GHOSN, ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA ESTE ESTUDO.
1- Como a cultura organizacional pode impactar de forma positiva ou negativa nos processos organizacionais?
A cultura organizacional pode influenciar em diversos processos organizacionais. Se a empresa possuir uma cultura mais flexível, inteligente e democrática, sem duvida terá em sua grade de funcionários, pessoas qualificadas para alcançar resultados e fazer com que a empresa ganhe. Funcionários que vestem a camisa da empresa terão maior possibilidade de alcançar as metas estabelecidas. Lideres que possuem o mesmo comprometimento com a organização, podem fazer com que ela se restabeleça de um grande problema, por exemplo.
Pensando por outro lado, de forma negativa. Uma empresa familiar, por exemplo, que carrega tradições fortes na cultura, pode acabar perdendo espaço no mercado, com atitudes inflexíveis e pouco inovadoras, uma vez que a maioria das empresas desse tipo, não abrem mão das tradições.
2- Como podemos modificar a cultura organizacional de uma empresa?
Quando se muda o dono, ocorre uma fusão ou quando a empresa é vendida. Pois dessa forma, a nova liderança traz consigo novos jeitos de pensar e características próprias que irão definir um novo tipo de cultura.
3- Porque no Brasil as pessoas se adaptam rapidamente a novos padrões e exigências empresariais e mundiais?
Porque o Brasil é um país regado de diferenças, e as pessoas estão acostumadas a lidar com diversidades. Aqui estamos em constante mudança e sempre atentos a possíveis problemas que podem afetar a empresa. Já que o país sempre precisa de desenvolvimento, nos acostumamos à mudança, e a se alto reerguer de um problema. Ghosn foi resiliente e soube interpretar o problema da Nissan e lidar com todas as opiniões contratarias que pairavam sobre ele. Implantou uma nova cultura