Anatomia
PROFESSOR: KAROLINNE KILCIA CARVALHO SENA DAMASCENO
ALUNA: ÉRICA JOCINETE OLIVEIRA GOMES
ENFERMAGEM – NOITE
RESUMO:
“ANATOMIA DO RECÉM NASCIDO E DA CRIANÇA – CARACTERÍSTICAS GERAIS”
TERESINA – PI
ANATOMIA DO RECÉM NASCIDO E DA CRIANÇA: CARACTERÍSTICAS GERAIS
O referido texto se propôs a organizar os aspectos básicos da anatomia do recém nascido e da criança a partir de informações obtidas nas publicações tradicionais em língua portuguesa, exclusivamente de anatomia humana em geral.
Em sua introdução ele nos dá conceitos básicos sobre a anatomia humana em geral, que é a ciência que estuda o corpo humano macro e microscopicamente, descrevendo e normatizando suas estruturas. Em seguida, faz um breve relato sobre o conhecimento anatômico que perpassa os séculos e como esse conhecimento vem avançando com novas descobertas, incorporando novas tecnologias e técnicas de conservação de corpos como a plastinação.
De acordo com o texto, são considerados recém nascidos os indivíduos a partir da data de seu nascimento até o primeiro mês pós-natal, já o termo infância é reservado a fase que cumpre os meses e anos seguintes, até a puberdade, ao redor dos12 a 14 anos. O recém nascido e a criança apresentam uma anatomia distinta, e que vive de constante modificação para o aprimoramento de seus sistemas e adaptação ao novo meio ambiente, ou seja, os recém nascidos e as crianças apresentem proporções, tamanhos, formatos e volumes de regiões, órgãos e estruturas distintas relacionadas às necessidades adaptativas exigidas, e que não pode ser entendida como resquício embriológico, tampouco como miniatura do adulto.
Em uma grande parte do texto, existe uma detalhada e minuciosa descrição de como se desenvolve cada parte do recém nascido.
No tópico seguinte, vem a discussão sobre o recém nascido e a criança que não são adultos em miniatura, e que além das características psicológicas e fenotípicas que determinam estas