Carl roger
(CARL ROGER)
A teoria Rogeriana remete para que entre o cliente e o terapeuta exista um clima emocional de cordialidade, é preciso apoio e aceitação para que um ambiente seguro seja instalado.
Para que este clima emocional exista é preciso três condições:
-Autenticidade: Ter a capacidade de ajudar sem se esconder por de traz de uma máscara de profissionalismo. Logo a primeira já consigo ver aonde eu me escondo. Tenho medo de chorar diante de uma doente que esteja fragilizada com os seus problemas, tenho medo de parecer fraca e impotente diante da situação e não conseguir dar uma palavra de conforto e deixá-la ainda mais fragilizada.
-Consideração Positiva Incondicional: Consiste em considerar o cliente como um todo, sem submetê-lo a qualquer tipo de rótulos ou julgamentos de valores sociais, para que este possa experimentar-se livremente, sem qualquer bloqueio de consciência aos seus sentimentos ou atitudes.
-Empatia: Ser capaz de colocar –se no lugar do outro, fazer com que este outro saiba que está sendo compreendido e respeitado, mesmo que na relação haja diferenças entre o doente e o Enfermeiro.
Ou seja é não pensar pelo doente e sim com o doente.
Por isso a importância de elaborar um plano de cuidados juntamente com o doente.
Uma pessoa instruída é capaz de se adaptar às mudanças que ocorrem durante a sua vida (a aprendizagem é contínua). A vida é um processo de mudança – tudo ao seu redor é questionável e tudo se mistura. Por isso, não existe aquele que sabe e aquele que ensina, todos sabem alguma coisa e todos aprendem alguma coisa com alguém. É nesse contexto que Rogers vai expoe a sua