Carl rogers
A TEORIA DA APRRENDIZAGEM SIGNIFICANTE DE ROGERS (NÃO – DIRETIVISMO), A APLICABILIDADE À EDUCAÇÃO.
CARL ROGERS
Carl Ransom Rogers nasceu em Oak Park, em 1902. Teve uma infância isolada e uma educação fortemente marcada pela religião. Formado em história e psicologia, aplicou à educação princípios da psicologia, foi psicoterapeuta por mais de 30 anos.
Rogers é considerado um representante da corrente humanista, não diretiva, em educação. Rogers concebe o ser humano como bom e curioso, que porem precisa de ajuda para poder evoluir. Eis a razão da necessidade de técnicas de intervenção facilitadoras
O Rogerianismo na educação aparece como um movimento complexo que implica uma filosofia da educação, uma teoria da aprendizagem uma prática baseada em pesquisa uma tecnologia educacional e uma ação política.
Ação política, no sentido de que para desenvolver-se uma educação centrada na pessoa, é preciso que as estruturas as instituição – escola mude.
NÃO- DIRETIVISMO
É a linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, diferente de outras linhas em que a escolha é feita por professores e a equipe diretiva.
Defende uma linha em que a constante intervenção dos adultos limita a capacidade de escolha das crianças, atrasa o amadurecimento e pode causar até outros problemas psicológicos.
Sua teoria convida a todos a refletir sobre as mudanças necessárias e que devem ser buscadas, tanto dentro como fora da sala de aula. Ela aponta para uma profunda mudança no relacionamento entre professor e aluno, relacionamento este capaz de provocar mudanças internas, tanto no comportamento de ambos como na busca dos saberes.
PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM
O processo de ensino- aprendizagem centra-se no aluno e atribui ao professor e á escola o papel de facilitadores da aprendizagem