Max weber e nossa educação
PEDAGOGIA
Max Weber e Nossa Educação
Claudia Regina Lopes
RA 1102001762
VALINHOS
2012
Max Weber e nossa Educação Max Weber (1864-1920) postula uma sociologia compreensiva, isto é, uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explica-la causalmente em seu curso e seus efeitos.
Os principais conceitos de Weber estão na ação social, dominação legitima, racionalização, descontentamento do mundo e na educação apresenta a pedagogia do treinamento.
Para Weber a ação humana é explicável por meio da analise das regularidades observáveis por eventos. O que motiva às pessoas a ação?
A educação sistemática para Weber passou a ser um aglomerado de conteúdos e disposições voltados para o treinamento de indivíduos, dando a eles condições de operara novas funções no Estado, nas empresas e na própria politica de um mundo racional. Um dos elementos essenciais na constituição do Estado moderno é a formação de um administração burocrática em moldes racionais (RODRIGUES 2007,p.64)
A formação do Estado moderno no Ocidente se consolida para formar indivíduos que funcionem de modo racional, ou seja, pessoas que respondam bem a burocracia e a educação tem papel fundamental nesse processo, pois prepara o individuo tecnicamente sem que este tenha a compreensão do mundo como um todo. As pessoas são estimuladas a acumular bens, riquezas e poder e no mundo capitalista, a educação proporciona os meios para que se alcance tal objetivo, porém nega a possibilidade de se formar seres humanos de verdade.
“Alunos sentados enfileirados, vestidos uniformemente, obrigados a se comportarem também em uniformemente – com uma postura ereta, silenciosos e atentos aos ensinamentos - proporcionando condições para observarem os conhecimentos de outra pessoa, que se julga detentora do conhecimento.” (Sociologia e Educação - Leituras e Interpretações, p57).
Ao ler este trecho do livro me reportei ao meu tempo de escola, onde