Cargos e Salários
Diante do ponto de vista citado, as organizações tendem a tornar-se mais competitiva e seus profissionais especializados e em plena atualização.
Sendo capazes de suprir novos desafios, enfrentando e fazendo da atualização dos levantamentos das necessidades a serem preenchidas, dentro da organização e a valorização dos mesmos buscando manter seus talentos.
A área de Cargos, Salários e Benefícios, pode influenciar diretamente e indiretamente as organizações, no momento de seleção de pessoas e para manter seus prodígios na mesma. Está área, para efetivo sucesso da empresa irá depender da cooperação de todos os líderes, coordenadores, gestores no levantamento dos pontos a serem analisados e com isso obter uma melhor produtividade e participação de seus profissionais.
Para que venha a existir um ambiente motivador, e que impulsione uma organização, com profissionais comprometidos e com os objetivos. É de suma importância, que haja planos adequados, no qual o plano básico seria: Cargos, Salários e Benefícios, pois sem existência desses não teria como outros planos obterem êxito.
Para (CHIAVENATO, 1999, p.22). "A classificação de cargos é o processo de comparar o valor relativo dos cargos a fim de coloca-los em uma hierarquia de classes". Onde os mesmos têm por objetivo estruturar e organizar os salários por seus respectivos cargos e coerentes com suas faixas salariais.
Por meio da avaliação de cargos é estabelecido o valor relativo a cada cargo, com vistas a construir uma hierarquia entre eles. Portanto, pelo processo de avaliação, os cargos são analisados e comparados de forma a colocá-los em ordem de importância.
Além de ordenar os cargos, a avaliação irá permitir o estabelecimento da estrutura salarial que, por sua vez, determinará consistentemente os salários a serem pagos. (PONTES, 2005, p.169).
Utilizando-se uma política salarial, segundo: CHIAVENATO (2003, p.84) conceitua-se a