Eletroscópio de folhas
O objetivo desse experimento é:
1. Descrever o funcionamento do eletroscópio de folhas.
2. Reconhecer que as cargas elétricas (estáticas) se distribuem na superfície externa do condutor.
3. Descrever o motivo dessa distribuição de cargas.
4. Descrever o funcionamento do torniquete elétrico em função do poder das pontas, da ionização nas moléculas do ar e da terceira lei de Newton.
INTRODUÇÃO
A eletrostática é o ramo da eletricidade que estudaos fenômenos de equilíbrio da eletricidade nos corpos, que de alguma forma ficarameletricamente carregados ou eletrizados. Os fenômenos relacionados à eletrostática, que são produzidos pelas cargas que se encontram em repouso, são estudados pela Eletroscopia.
A energia estática éo acúmulo de carga elétrica na superfície de objetos e até dos nossos corpos. Tudo o que vemos e até aquilo que não vemos como o ar, é composto por átomos, que são formados por três partículas, com cargas elétricas diferentes:
Prótons - carga positiva
Elétrons – carga negativa
Nêutrons – não possuem cargas
Alguns materiais, os chamados isolantes, não favorecem a movimentação de elétrons através deles, como o vidro, plástico ou tecido. Em contrapartida, os materiais chamados de condutores permitem que os elétrons passeiem livremente por eles. Esse é o caso dos metais, por exemplo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando a TV de nossa casa fica ligada por um tempo, se aproximarmos o nosso braço da tela da televisão podemos sentir nossos pelos ficarem eriçados. Objetos em geral contêm quantidades iguais de dois tipos de carga: positiva e negativa. Tais objetos são eletricamente neutros. Contudo, por exemplo,se atritarmos um pente num tecido qualquer, há transferência de carga de um para o outro e o pente fica carregado com um dos tipos de carga em excesso. Ele então passa a atrair pequenos objetos.Para explicar esses fenômenos temos a eletricidade estática.
Nos estudos relacionados à eletricidade, vemos queos prótons e nêutrons se