Cardapio de nutrição
Cardápio Nutricional para um adulto do sexo masculino com 20 anos de idade
Professora responsável: Maria de Fátima Píccolo Barcelos
Alunos: Jéssica de Souza
Álvaro Dressler
Danilo Leonel Alves
Lavras, MG
Dezembro de 2011
ÍNDICE
Introdução 3
Nutrientes e suas funções 4
Material e Métodos 10
Resultados e Discussão 13
Conclusão 16
Referências Bibliográficas 17
Introdução
Os nutrientes são extremamente importantes para a vida do ser humano, são eles que fornecem energia para o funcionamento do corpo.
Estão divididos em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e minerais.
A deficiência desses nutrientes, em qualquer etapa do processo vital, exerce profundas repercussões no crescimento, no desenvolvimento e em qualquer atividade que o ser humano exerça. A má nutrição pode desencadear uma série de conseqüências inter-relacionadas, tais como, redução da vida média, redução dos anos produtivos, redução da resistência a doenças, aumento do absenteísmo escolar e laboral, aumento da predisposição a acidentes, diminuição da carga horária média de trabalho, atraso no desenvolvimento mental e físico, baixa capacidade de aprendizado, redução da produtividade (Proença, 1997).
O ser humano necessita de maior conhecimento sobre os alimentos, sobre quais destes devemos consumir em um dia, sobre a importância de se respeitar as seis refeições diárias e os nutrientes e fibras que devem estar presentes nelas.
O objetivo deste trabalho foi verificar se o cardápio proposto atende as quantidades de nutrientes necessárias por dia para o indivíduo adulto do sexo masculino, com 20 anos de idade, pesando 67,5 kg e fator de atividade física de 2,1 (atleta profissional).
Sendo os objetivos específicos:
Relatar os alimentos de seis refeições do cardápio de um dia;
Registrar as quantidades consumidas em medidas caseiras;
Transformar as