CARCTERÍSTICAS DA ARTE DO BRASIL
1. INTRODUÇÃO
A população brasileira é bastante miscigenada. São inúmeras as raças que favorecem a formação do povo brasileiro.Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Com o passar do tempo vieram outros imigrantes, vindo das mais variadas regiões da terra;Italianos, Alemães, Espanhóis, Japonês, Libaneses, Chineses e etc. Essa miscigenação pode ser observada no rosto, no corpo, nos hábitos, nas crenças e nos valores de cada brasileiro.
No vídeo “O povo brasileiro” por Darcy Ribeiro,ele mostra que a mistura de raças foi sustentada por quatro pilares,sendo elas:
As matrizes que compuseram o nosso povo;
As proporções que essa mistura tomou em nosso país;e
As condições ambientais que ela ocorreu;
Os objetivos da vida e produção assumidos por cada uma dessas matrizes. A esses pilares foram somados três forças:
A economia;
A ecologia;e
A imigração.
A partir do século XVI e XIX,nesse período desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos.Os africanos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café. Mas esses trabalhadores não eram remunerados e viviam em condições de vida desumanas.
Tendo em vista essa diversidade de raças,culturas e etnias,o resultado só podia ser umamiscigenação.Por esse motivo,encontramos manifestações culturais,costumes,pratostípicos, entre outros aspectos.
2. CARCTERÍSTICAS DA ARTE DO BRASIL
As artes brasileiras têm influência e características que representam manifestações culturais de diversas etnias como os caucasianos, negroides e mongólicos. A arquitetura do Brasil diretamente influenciada pelos povos que formão povo brasileiro e diversos estilos arquitetônicos vindo do exterior. As artes cênicas sem terra brasileira nascem em meados do século XVI como instrumento de catequese dos jesuítas vindos de Coimbra como missionários. Atualmente o Brasil é um grande produtor de peças teatrais; já a dança do