Blocos econômicos
INTRODUÇÃO Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Os blocos econômicos são criados para facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Pelo menos em teoria o comércio entre os países que fazem parte de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que tem afinidades culturais ou comerciais. A criação de blocos econômicos é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
OS PRINCIPAIS BLOCOS
U.E (UNIÃO EUROPÉIA)
CARCTERÍSTICAS DO BLOCO: É o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de PIB, com uma população de 374 milhões de pessoas. A União Européia foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia. A União Européia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos : Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
PAÍSES INTEGRANTES: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia.
NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio )
CARCTERÍSTICAS DO BLOCO: Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras