Empreendedorismo
CIRLANNE TONOLI
ROSANY SCARPATI RIGUETTI
ADMINISTRAÇÃO GERAL
FACULDADE NOVO MILÊNIO
RESUMO:O texto tem como objetivo apresentar algumas características sobre o empreendedorismo, definições sobre o comportamento empreendedor, o cenário brasileiro.
Palavras Chaves: Visão. Estratégia. Oportunidade.
Pode-se caracterizar o empreendedorismo com uma arte, a arte de criar novos negócios, de liderar projetos. Para seguir com sucesso no mercado hoje é necessário ter uma espírito empreendedor.
Segundo Dolabela (1999, p.43) “Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação”.
Segundo o site Sua pesquisa, (acesso em 10 de agos. de 2009)
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivo Segundo Shumperter apud Dornelas (2001, p.37) citado por Cecconollo e Ajzental
(2008, p.2) “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais”.
A cada dia o mercado abre mão dos profissionais passivos, aqueles que conquistam o mínimo e já estão satisfeitos. Hoje se observa que as grandes organizações se interessam pelo empreendedor. Os profissionais que buscam novas experiências, novos mercados.
De acordo com o site Wilkpékia, (acesso em 10 de agos. de 2009) empreendedor
É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do