0370780516

619 palavras 3 páginas
Vetores
Toxoplasmose
É uma infecção congênita causada pelo parasita Toxoplasma gondii, principalmente encontrada nas fezes dos gatos entre outros felinos mas também pode ser encontrada em outros hospedeiros como o homem e animais. Podem ser adquiridas a partir da ingestão de alimentos contaminados como carnes cruas ou mal passadas e vegetais que abriguem o parasita por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou algum outro material contaminado.
Os sintomas variam de acordo com a imunidade da pessoa infectada. Os principais são: febre, manchas pelo corpo, cansaço, dores no corpo, ínguas espalhadas pelo corpo, dificuldade para enxergar podendo levar à cegueira e possíveis lesões na retina. Gestantes devem tomar o máximo de cuidado, pois a infecção pode passar de mãe para filho podendo levar a malformações como défices neurológicos e cegueira ou até mesmo ao aborto.
Para prevenção se possível evitar contato com as fezes dos gatos e outros felinos, é preciso total precaução com contato direto (usar luvas ou uma pá própria para a limpeza das fezes de animais), lavar bem as caixas de areia do animal, evitar alimentar o animal com carnes enlatadas. Outras maneiras de prevenção é a limpeza dos utensílios da cozinha que entraram em contato com o alimento, evitar carne mal passada e alimentos mal lavados, no caso de gestação é preciso estar sempre atenta e fazer o acompanhamento pré-natal.

Leishmaniose
Doença infecciosa mas não contagiosa, causada pelo parasita Leishmania. Existem dois tipos de Leishmaniose, a cutânea que é transmitida pelo mosquito-palha que causam lesões avermelhadas aumentando o tamanho até se formar uma crosta ou secreção purulenta, também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas da boca e nariz. É possível encontrar a Leishmaniose visceral ou calazar pode ser transmitida também pelo mosquito-palha com destaque da fêmea, podendo causar febre irregular/prolongada, anemia, indisposição, palidez da pele, falta de

Relacionados