trabalho de urbanismo
1.1 - Objectivo geral
A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, na Europa e nos EUA, houve um intenso deslocamento da população rural para as cidades, atraídas pelas ofertas de emprego e pela crise no setor agrícola, porém as cidades não estavam preparadas para recebê-las. As pessoas que vinham do campo, nao tinham onde morar, pois as cidades não tinham planejamento para esse grande contigente de pessoas,
Levando a cidade à um desenvolvimento espontaneo e desordenado à medida que a população e suas necessidades foram aumentando, sem serem levadas em consideração várias questões importantes como o saneamento basico e a preservação do ambiente, surgindo inúmeros problemas de índole ambiental e de sanitário. Esse período que estendeu-se até o século XIX é chamado por alguns autores de “liberal”, visto que, na época, não existiam regulamentos que orientassem a ocupação urbana.
O objetivo deste trabalho é de mostrar como os urbanistas desta época deram resposta aos problemas enfrentados pelas cidades liberais, de maneira que se pudesse conseguir uma relação harmoniosa entre o homem, a cidade e o meio ambiente Tendo em consideração que foi neste período que surgiram as primeiras leis urbanísticas.
1.2 - Apresentação do trabalho
Para que se cumpra o objectivo acima referido, o presente trabalho será estruturado de seguinte modo:
No capítulo 1 abordarei sobre Tony Garnier e a Cidade intustrial, quais os motivos que levaram a criação da mesma, suas caracteristicas e darei exemplos de algumas cidades efetivamente construídas onde foram empregues os seus conceitos.
O capítulo 2 se cingirá especificamente de Ebenezer Howard e a sua cidade Jardim, quais os pressupostos estudados que levaram o seu surgimento, os seus fundamentos teóricos, as características da cidade jardim e como se relaciona com o ambiente e o homem.
A segui, no capítulo 3, falarei da influência que a proposta de Haward teve pra o desenho das propostas para a cidade de Luanda.