Trabalho Urbanismo
‘’ NOS VARIOS CONTEXTOS HISTORICOS OS ELEMENTOS MORFOLOGICOS SÃO SEMELHANTES, A RUA A PRAÇA, EDIFICIOS, FACHADAS E MONUMENTOS ISOLADOS. AS DIFERENÇAS RESULTAM DO MODO COMO ESSES ELEMENTOS SE POSICIONAL, SE ORGANIZAM E SE ARTICULAM’’
ESTA SITAÇÃO É DO URBANISTA LAMAS
O nosso trabalho é sobre a forma que as coisas se articulam atraves de estudos feitos a campo, analise visual, comportamental, percepção, e morfologia, aplicando conceitos quantitativos, qualitativos, figurativos e de organização funcional.
Nós pegamos uma tese feita por Mauro Ferreira, um arquiteto aqui de Franca, que ele fala sobre um plano diretor de franca que se desenvolveu entre 1970, 1972.
EM 1980 foi aberta a avenida orlando don pierre que anteriormente tinha o nome de amelia antunes pinheiro, que permitiu a interligação da cidade com a região do suburbio, onde foi construido o parque Leporace, sem essa via seria inacessivel e inviavel a ocupação da região situada ao lado da rodovia candido do portinari, fora dos limites da area estabelecida pelo plano diretor de 72.
Marco:
É um tipo de referencial externo que se destaca na paisagem, sendo quase sempre um objeto fisico, podendo constituir um referencial ao usuario, ou podendo estar integrado a estrutura se destancando por sua forte imagem.
O marco considerado na avenida de estudo é a estatua de orlando dompierre sendo um nome que esta ligado a cultura de nossa cidade.
Oorlando era um homem do teatro, radialista, novelista e muito querido pela cidade. esta homenagem prestada na primeira administração do ex prefeito sidnei rocha
Percepção do meio ambiente
O homem se comunica por um processo cognitivo, que é a construção do sentido em nossas mentes.
E esse processo se divide em faces : percepção (campo sensorial), seleção (campo da memoria) e atribuição de significados (campo de raciocinio).
Que se resulta em dois fins ação e memorização.
A percepção acima de tudo é um processo seletivo, pois nós so percebemos aquilo que nossos