Carcassone
Essa arte, nasceu na Itália e se estendeu por toda a Europa. O Barroco chegou ao Brasil através do missionários jesuítas, que trouxeram esse estilo como forma de instrumento de doutrinação. O Rococó é um movimento que nasceu no inicio do século XVIII na França. É um movimento que surge como forma pejorativa ao Barroco, sendo esse voltado ás construções religiosas. É caracterizado por suas curvas, cores suaves e conteúdos das obras, voltados a festas nobres, alegria e prazeres que a vida pode oferecer.
Barroco e Rococó em Minas
Chama-se Barroco mineiro a versão peculiar que o estilo Barroco desenvolveu no estado de Minas Gerais, entre o início do século XVIII e o final do século XIX. O termo usualmente se refere à arquitetura desse período, mas teve expressões importantes também na escultura e na pintura. Pode se chamar de Barroco mineiro, porém, apesar de consagrado pelo uso, é uma formulação inexata, visto que boa parte da manifestação artística desse período em Minas Gerais aconteceu dentro da esfera do Rococó, que muitos estudiosos consideram não um simples estilo barroco, mas uma escola independente.
Alguns estudiosos têm defendido que, por volta de 1760, o estilo predominante em Minas teria sido o Rococó, especialmente em relação à elaboração das fachadas das edificações religiosas, ornamentação interior e a disposição quadrangular das igrejas. Por isso, a aplicação do termo é anacrônica, ou seja, fora do contexto em parte do período do Ciclo do Ouro.
Arquitetura
A arquitetura barroca mineira é interessante por se realizar geralmente em um terreno acidentado, cheio de morros e vales, dando uma forma atraente para a urbanização das cidades. As características