unic
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E PAISAGISMO II
5 SEMESTRE/MATUTINO
História da Arquitetura e Paisagismo II
Aparecido Borges
Tema: Características das Arquitetura Estudadas
Acadêmica: Emeli Lalesca Ap. da Guarda
5 Semestre/Matutino
Sinop, 02/06/2014
UNIC SINOP/AEROPORTO
Arquitetura Paleocristã
Fatos: Constantino converte-se ao catolicismo, cristãos abandonam as catacumbas, ocupam as basílicas romanas e adaptam para uma basílica crista, criam suas próprias basílicas.
Basílica: Tanto para os gregos como os romanos, adotavam um modelo de edifício, denominado “Basílica” (origem: Basileu = Juiz), lugar civil destinado ao comercio e assuntos judiciais, que depois passam a ser usadas para fins religiosos, por causa do tamanho por poder abrigar um número alto de fies.
Elementos e sistemas construtivos: Arcos, as Abóbodas e as Cúpulas, são, neste ponto os elementos construtivos que regram a arquitetura, os elementos construtivos que se movimentam e regram o sentido plástico e estático dos acontecimentos, passando de um estilo a outro. As colunas passaram a suportar diretamente os arcos apoiados sobre os seus capiteis sem que ali estivessem de permeio cornijas ou arquitraves.
San Pedro de la Nave (Zamora). Igreja paleocristã. Século VII.
Arquitetura Bizantina
Características: Uso de elementos gregos e romanos, horizontalidade, cheios sobre vazados, aspecto pesado.
Materiais e sistema construtivo: Abóboda de aresta, Abóboda de berço, abobada em barrete de clérigo, abobada sobre pendentes com ou sem trompas, cúpula, arcos e trilito. O capitel bizantino tem a forma exata de uma abobada de pendentes invertida, e como tal, se propõe a transmitir e concentrar a carga de uma superfície quadrada a uma circular que e a seção da coluna.
Basílica: Elementos básicos arquitetônicos da igreja