Unic
O que for contrário á isso é clássico ou neo positivista.
A Escola Clássica – Taylor
Precursor da administração científica, é aquele que mais contribuiu para a formação da tecnologia de Organização e Métodos, principalmente a nível da instrumentação para fins de racionalização do trabalho (simplificação do trabalho e análise de estruturas).
Taylor elaborou e divulgou os quatro elementos essenciais da administração científica (base do taylorismo) : * é fundamental a análise metodológica do trabalho a ser feito. Assim chefes e subordinados saberão exatamente o que fazer, reduzindo dessa maneira a atenção constante do chefe ao subordinado; * a seleção deve ser feita com base no atendimento de rigorosos pré-requisitos. Somente os que preencherem as exigências terão sucesso no trabalho; * o trabalho tradicional deve dar lugar à metodologia que será facilmente assimilada pelo empregado (já que ele satisfaz os pré-requisitos); * a cooperação entre empregados e empregadores dará margem à fixação de maior produtividade e maior salário.
Portanto, Taylor estava preocupado com o uso da metodologia. Cada um deveria saber exatamente o que fazer e deveria fazê-lo muito bem. Taylor é responsável pelo primeiros estudos relativos à necessidade de divisão do trabalho e descaracterização da subordinação a um só chefe.
Há muito da Escola Clássica nos objetivos tradicionais da funções de O&M, principalmente na metodologia de simplificação do trabalho. Contudo, a contribuição de Taylor a nível macro-organizacional não foi tão significativa.
Para Fayol, administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (sendo dada maior ênfase com a organização e o comando). Os quatorze princípios de administração