Funcionamento de memória secundária.
R: A técnica de interleaving entrelaça a os setores do disco, serve para que o HD não precise dar um giro completo para ir para o próximo setor, melhorando assim o desempenho de leitura dos setores. O numero de setores a serem entrelaçados depende das rotações por minuto do HD (RPM).
2) Descreva o funcionamento da otimização de seek em acesso a disco quando o algoritmo SSTF (shortest seek time first - menor seek primeiro) é utilizado.
R: O próximo pedido a ser atendido é o que estiver mais próximo do cilindro onde está ocorrendo a leitura atualmente, pois assim, o braço fará um movimento menor para chegar ao setor requerido. O único problema é que pode ocorrer um starvation onde um setor requerido nunca vai ser lido, pois como há requerimento de leitura a todo instante, pode sempre haver um requerimento mais próximo do que o de um setor distante.
3) Descreva o funcionamento da otimização de seek em acesso a disco quando o algoritmo SCAN (elevador) é utilizado.
R: Nesta técnica é estipulado um sentido preferencial, ordenando a leitura do movimento do cabeçote em um sentido até haver outros pedidos no sentido atual. Quando não há mais pedidos em um sentido, ou quando chega ao fim da superfície, o braço inverte o sentido e começa atender os pedidos de leitura no outro sentido.
4) Considere que um disco tenha 100 cilindros (numerados de 0 a 99), que o braço do disco esteja posicionado no cilindro 0 (mais externo), que o tempo atual seja 0, que uma operação de E/S demore (10+d) u.t. (unidades de tempo), onde d é a distância percorrida pelo braço1 e que ocorra a seqüência de pedidos de acesso mostrada abaixo. (a) Preencha a segunda coluna com o tempo no qual será atendido cada pedido, considerando o algoritmo SSTF; (b) Preencha a terceira coluna com o tempo no qual será atendido cada pedido, considerando o algoritmo SCAN.
Pedido |