Os elementos que constituem o universo
Lucia Maria de Oliveira Nabão
A compreensão do corpo pelo Yoga deriva do conhecimento de que toda matéria do Universo é constituída por cinco elementos básicos: terra, água, fogo, ar e éter ou céu. Segundo essa tradição, o ser humano é, além de sua constituição material, um Eu imaterial ou espiritual, que reside no corpo físico e opera a sua escalada de evolução em direção à auto-realização.
Os elementos estão relacionados com os estados da matéria, em que a terra representa o sólido; a água, o estado líquido; o ar, o estado gasoso; o fogo, o elemento que tem o poder de transformar o estado de qualquer substância; e o éter, que é a origem de todos os elementos e também é o espaço onde eles existem. O nosso corpo físico é uma composição do elemento mais denso que é a terra até o mais sutil, simbolizado pelo éter.
Os elementos também se relacionam com nossos chakras ou centros de energia. A terra é o elemento do primeiro chakra ou chakra raiz, a água do segundo, o fogo do terceiro, o ar do quarto e o éter é o elemento do quinto chakra.
O elemento terra simboliza a função da sensação, ou seja, a capacidade de sintonizar com a realidade material e agir de maneira concreta na interação com o mundo circundante. Relacionado ao senso prático, da mesma forma como com atividades produtivas, como: os métodos de trabalho, a ligação com a realidade e com o próprio corpo, a organização do dia-a-dia, a administração da rotina. O elemento terra também propicia uma maior sintonia com as necessidades do corpo, pode suprir as questões físicas de segurança, estabilidade, autoproteção, confiança, paciência e construção.
O excesso do elemento terra, pode dar ao ser humano a uma tendência a uma busca exagerada de segurança, rigidez, limitação, paralisação, inatividade, teimosia, lentidão ou possessividade.
A falta deste elemento pode levar pessoas a produzirem projetos e ações que careçam de