Feudalismo nas cidades invisiveis
No comércio, o centro da cidade é o local mais procurado, os vendedores expunham suas mercadorias em suas bancas nas feiras medievais e cada uma valia como um símbolo de outras coisas como, por exemplo: a tira bordada para a testa significava elegância, a liteira dourada, poder; os volume de Arrevóis, sabedoria. As Cidades e os Símbolos (Olívia principalmente) eram ricas de mercadorias e de lucros.
As cidades da Idade Media davam grande importância aos rios e mares para o comercio, transportação mercadorias, para transportação de pessoas e para o fornecimento de alimentos. O que ítalo Calvino citou nas cidades, a presença de rios e mares que tinha grande importância para cidade, um exemplo é a Ipásia, Olívia. Ele também fala das pessoas que trabalhavam com os navios e barcos.
Alguns caracteres gerais (físicos) das cidades medievais são mostrados na obra: cada cidade é dividida em bairros, que por sua vez têm sua fisionomia individual e são compactos, com ruas e ruelas, e as casas geralmente são altas; toda cidade deve ter um cinturão de muros, os tais burgos, para “se defender” do mundo exterior e, dentro desses muros, um aspecto desordenado. Como em todo reino, o palácio real apresentava uma arquitetura belíssima e bem trabalhada ao estilo medieval. Ítalo Calvino cita da arquitetura