Carbono e silicio
1. INTRODUÇÃO
O carbono de símbolo C, número atômico 6, massa atômica 12u pertencente à família IVA é sólido à temperatura ambiente. Pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas: carbono amorfo e cristalino, em forma de grafite (seu estado mais frágil) ou ainda diamante (seu estado mais rígido). É a base de toda química orgânica e tem mais de 10 milhões de compostos conhecidos.
O silício, de símbolo Si, número atômico 14, com massa atômica 28u e sólido à temperatura ambiente. Sendo o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, aparecem na argila, feldspato, granito, quartzo e areia, normalmente na forma de dióxido de silício (também conhecido como sílica) e silicatos (compostos contendo silício, oxigênio e metais).
2. OBJETIVO
Estudar as propriedades de alguns compostos de carbono e silício.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. PROPRIEDADES DO BICARBONATO DE SÓDIO
3.1.1. Materiais e reagentes
Tubo ensaio; bicarbonato de sódio; água destilada; água de barita; bico de bunsen; cânula torcida nas duas extremidades contendo rolhas; papel indicador universal.
3.1.2. Método
1. No tubo de ensaio dissolveu-se uma ponta de espátula de bicarbonato de sódio em água verificando-se o pH.
2. Montou-se um sistema fechado com dois tubos de ensaio ligados através de uma cânula. Em um tubo, adicionou-se uma ponta de espátula de bicarbonato de sódio, e no outro adicionou-se água de barita. Aqueceu-se o tubo contento sólido. Após esfriamento, adicionou-se um pouco de água destilada no tubo com sólido e mediu-se o pH.