Ricardo Bofill - Arquitetura Moderna
Universidade Estácio de Sá
Arquitetura e Urbanismo
História da Arquitetura III – CCE0336 – Turma 1001
Aluno: Amanda Macelli Monteiro
Ricardo Bofill
Ricard Bofill é um arquiteto espanhol. Entre os arquitetos mais influentes do mundo, desenvolve uma linguagem moderna em suas obras de Arquitetura e de Urbanismo no planejamento das cidades.
Nascido em Barcelona, estudou na Escola Técnica Superior de
Arquitetura de Barcelona, de onde foi expulso, em 1957, por atividades políticas. Em seguida, viajou para a Suíça e continuou os seus estudos na Universidade de Genebra.
Em 1963 criou o Taller de Arquitectura, um estúdio que conta com sociólogos, além de arquitetos e engenheiros. Com esta equipe, Bofill se sentiu em condições de abordar projetos de diferente natureza em diversas partes do mundo, adaptando-os às realidades culturais de cada lugar. Em 1978 abriu um segundo escritório em Paris.
Bofill é um dos máximos representantes do estilo pós-moderno da arquitetura contemporânea.
Ricardo Bofill
Boffil é autor de uma extensa obra teórica, e ao longo de sua carreira, recebeu numerosos prêmios e reconhecimentos. Em
1985 foi eleito membro honorário do Instituto Americano de
Arquitetos.
Interessado nos problemas de planejamento urbano dos países em desenvolvimento , Bofill transportou uma parte de sua equipe para a Argélia , onde colaborou com o governo no planejamento urbano e no campo da habitação.
Estudos de design de Bofill para unidades de concreto prémoldado contribuiu na década de 80. Nos anos 90 , a inclusão de vidro e aço entre os materiais utilizados nos seus projetos é simplesmente o resultado de um processo marcado pelo estudo de investigação e em formas e materiais .
Em 2000 Bofill reagrupou a sua actividade em Espanha. De sua sede, uma antiga fábrica de cimento nos arredores de Barcelona,
Taller de Bofill continua o espírito e a filosofia que motivou sua equipe no início dos anos 60 para abordar projetos