carbono e silicio
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
EXPERIMENTO N° 9: ESTUDO DO CARBONO E DO SILÍCIO
Trabalho apresentado pelas alunas Bianca Mendes Carletto e Izabella Oliveira Endringer, como requisito de avaliação à disciplina de Instrumentação para o ensino de Química Inorgânica Experimental do Curso de Licenciatura em Química do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Professora: Ana Nery Furlan Mendes.
São Mateus-ES
25 de junho de 2014
1. Resumo
Os seguintes procedimentos experimentais tratam das propriedades de alguns compostos de carbono e silício, como: a obtenção do dióxido de carbono e suas reações; mostram também as reações com bases como a água e o hidróxido de sódio, e com água de cal e água de barita que formam precipitados brancos. Solubilidade dos carbonatos do grupo IA e IIA, mostrando o pH de cada um. Preparação de gel de ácido silícico, a partir do metassilicato de sódio e ácido clorídrico, e a preparação de sílica gel para dessecador, utilizando sais de cobalto para indicar o grau de umidade da sílica gel.
2. Introdução
O carbono, localizado no grupo 14 da tabela periódica, é o 17° elemento mais abundante na crosta terrestre. Ele ocorre em grandes quantidades, combinado com outros elementos e compostos, principalmente como carvão, petróleo e rochas calcárias1. Há duas formas nativas razoavelmente puras de carbono, o diamante e o grafite, que são obtidos por mineração. E formas muito menos puras, tais como o coque e o negro de fumo. Na atmosfera ocorre como dióxido de carbono, CO2, e dissolvido nas águas como carbonatos insolúveis de cálcio e magnésio.
O dióxido de carbono é o óxido mais importante de carbono, e um ácido de Lewis muito fraco2. É um gás incolor e inodoro e sua fonte industrial mais importante é como subproduto de obtenção do hidrogênio; e obtido em pequenas quantidades pela ação de ácidos diluídos, como o HCl, sobre carbonatos. O CO2 pode