ensa
MATERIAIS METÁLICOS
CURSO: Engenharia Mecânica – 4º Semestre
Prof. Francisco Nascimento
UNIDADE II: NOTA DE AULA – 05
1. LIGAS FERROSAS
As ligas ferrosas são, em principio, divididas em dois grupos:
•
•
Aços, com teores de carbono até 2,0%
Ferros fundidos, com teores de carbono acima de 2,0%, e raramente superior a 4,0%.
Considerando, entretanto, os elementos de liga que podem estar presentes e as estruturas que caracterizam alguns tipos desses, os grupos acima considerados, com as respectivas definições, compreendem as seguintes ligas:
Aço-carbono – liga ferro-carbono contendo geralmente de 0,008% até cerca de 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais (Mn, Si, P e S) resultantes dos processos de fabricação. Aço-liga – aço-carbono que contém outros elementos de liga ou apresenta os elementos residuais em teores acima dos que são considerados normais.
Ferro fundido cinzento – liga ferro-carbono-silício, com teor de carbono acima de 2,0% e silício presente em teores de 1,2 a 3,0%; a quantidade de carbono é de tal ordem que, conjuntamente com o relativo teor de silício elevado, promove a formação parcial de carbono livre, na forma de lamela ou “veios de grafita”. Nessas condições, o ferro fundido cinzento apresenta fratura com coloração escura (donde se origina a sua denominação).
Ferro fundido branco - liga ferro-carbono-silício, com teor de silício menor que o cinzento e que, devido ao silício com menor quantidade e às condições de fabricação, apresenta o carbono quase que inteiramente combinado, resultando numa fratura de coloração clara
(donde se origina a sua denominação).
Ferro fundido mesclado - liga ferro-carbono-silício, caracterizada por composição e condições de fabricação de tal ordem que resulta uma fratura de coloração mista entre branca e cinzenta (donde se origina a sua denominação).
Ferro fundido maleável - liga ferro-carbono-silício caracterizada por apresentar grafita na forma de “nódulos” (em vez de