uma abordagem contabil no contexto da gestao do conhecimento
Uma Abordagem Contábil no Contexto da Gestão do Conhecimento
Resumo:
Este artigo tem o objetivo de contribuir com o estudo da Gestão Estratégica dos Recursos Humanos.
Considera que o RH tem o papel fundamental nessa competitividade global em que nos encontramos na busca das empresas pela qualidade e liderança.
Percebe-se hoje que o ativo mais importante para se agregar valor e o alicerce das organizações está no RH.
Introdução:
Parte-se daqui a premissa de que a gestão de Recursos Humanos combinada com a Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos, quando realizados com eficiência e eficácia gera valor as organizações, aumento da produtividade e a rentabilidade.
É imprescindível nos dias de hoje que haja mão-de-obra qualificada e disposta ao treinamento e aperfeiçoamento continuo que demandam altos investimentos não só no RH mais também em todos os ativos fixos que precisam apresentar o máximo de retorno no mínimo de tempo.
Recursos Humanos, Gestão Estratégica e Contabilidade:
A Gestão Estratégica de recursos humanos, conforme FITZ – ENZ (1994) pode ser descrita com uma breve frase: “Criar valor mediante pessoas e com elas”.
Envolve essa contabilidade os custos incorridos por entidades para recrutar, selecionar, contratar, treinar e desenvolver os ativos humanos.
Engloba nesse contexto o reconhecimento do valor que o RH traz e que precisa de certa forma ser analisados, mensurados, enfim.
Os processos de transformação são subsistemas administrativos de aquisição, desenvolvimento, alocação, conservação, avaliação dos benefícios (recompensas) e das pessoas (empregados).
Da teoria do capital humano á contabilidade estratégia de recursos humanos:
A CERH deriva em parte da teoria do capital humano que foi desenvolvido numa abordagem macroeconômica que tem entre os seus economistas: Theodore W. Schutz e Gary Baker, e em parte da contabilidade do RH, cujo ator principal ainda seria o anteriormente citado: Eric Flamholtz.