Carboidratos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Relatório prático de Bioquímica
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB
Centro de Ciências da Saúde- CCS
Disciplina de Bioquímica
Prof.: Givanildo
Curso: Enfermagem
Alunas: Luz Marina Sales; Nátalie Carmo; Rafaela Saldanha e Thayssa Carvalho.
Turma: P2 N° da prática: 03
Prática realizada em: 07/03/2013
Título da Prática: Carboidratos
Santo Antônio de Jesus- BA
2013
1. Objetivos
A aula prática realizada no Laboratório de Bioquímica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no dia 07/03/2013, teve por objetivo a introdução teórica sobre Carboidratos, com ênfase na contextualização e identificação de açúcares redutores. Tal processo é feito para conhecer os métodos utilizados na clínica para determinação da Glicose e sua correlação com suas propriedade redutoras.
2. Introdução
Os Carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes na natureza. Elas possuem grande variedade de funções, incluindo principalmente o fornecimento de energia para a maioria dos organismos. Os mesmos contêm um grupo carbonila (aldeído ou cetona) e vários grupos oxídrilas (hidróxilas de álcool), a eles pertencem os açucares simples e seus polímeros. Tais carboidratos podem ser açucares redutores ou açucares não redutores, sendo que os açucares redutores participam de uma reação de oxidorredução como agente redutor. Todos os monossacarídeos são açucares redutores, alguns dissacarídeos ou trissacarídeos que apresentam uma extremidade redutora, ou Carbono anomérico livre, são açucares redutores.
3. Materiais e métodos
3.1) Materiais utilizados
* 14 tubos de ensaio * Pipetas automáticas * Pipeta graduada com pêra
3.2) Reagentes utilizados * Enzima glicoseoxidase * Enzima peroxidase * 4-aminoantipirina * Ácido P-hidróxidobenzóico * Amido,