Carboidratos
Os Carboidratos também conhecidos como glicídios ou hidratos de carbono.
Os carboidratos podem ser divido essencialmente em 2 grupos: Complexos e Simples.
Carboidratos complexos: são aqueles que possuem 2 ou mais moléculas de açúcar. Isso significa basicamente que, super importante, carboidratos complexos são digeridos mais lentamente pelo corpo, fornecendo nutrientes de forma constante, por mais tempo, durante sua digestão. Encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida.
Carboidratos simples: Por outro lado, como o nome já diz, tem digestão bem mais fácil, porém têm um teor maior de glicose e, por isso, são digeridos mais rápido. Agora vejamos por que isto não é um bom negócio quando seu objetivo é perda de peso. Os simples são encontrados nos doces, no leite e nas frutas. Isso quer dizer que, depois de se deliciar com algum alimento rico em carboidratos simples, você não demora a sentir fome novamente. As frutas, por também serem ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, são as melhores opções para obter essa variação do nutriente.
Importância e funções dos carboidratos
Têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo. "Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar um carboidrato ou uma molécula de açúcar".
Pertencem ao grupo dos nutrientes básicos (têm função nutricional).
São encontrados em grande quantidade na maioria dos alimentos. São alimentos baratos e de fácil digestão.
Alimentos de reserva (amido/plantas, glicogênio/humanos);
Atuam como componentes das membranas celulares
Servem como componente estrutural (sustentação) de muitos organismos (ex: paredes celulares de bactérias, esqueleto de insetos, celulose fibrose de plantas); Principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e em intervalos