Carboidratos
OBTENÇÃO DE CARBOIDRATOS NA NATUREZA: QUITINA, QUITOSANA E UTILIZAÇÃO NAS INDÚSTRIAS COMERCIAIS
Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Farmácia, da Universidade de Cruz Alta, como requisito parcial para a obtenção da aprovação da disciplina de Química Orgânica II.
Professora M. Sc. Maura
CRUZ ALTA – RS, JUNHO 2010
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO
Os carboidratos são moléculas que são produzidas em grandes quantidades por plantas, inclusive as algas. A maior parte dos carboidratos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A celulose, que é encontrada no algodão, madeira e papel é o carboidrato mais abundante no planeta. A substância produzida em maior quantidade. Os carboidratos têm várias aplicações na indústria, pois servem de matéria-prima para fazer novas moléculas (FERREIRA, 2010). Segundo o Professor Vítor Francisco Ferreira que ganhou o II Prêmio de Excelência Científica UFF na área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra as aplicações químicas para os carboidratos são muitas como bolos, tortas, massas e biscoitos. Os carboidratos além de serem vastamente utilizados na indústria de alimentos, podem representar um enorme salto no campo energético do País, sendo ainda extremamente úteis na indústria de plásticos, farmacêutica e de cosméticos.
Alguns carboidratos têm vasta aplicação farmacêutica e outros são matérias-primas para a indústria farmacêutica. A glicose, por exemplo, serve de matéria-prima para várias coisas e tem aplicação farmacêutica, como é o caso, por exemplo, do soro glicosado. A glicose é uma fonte barata, ao você fazer outras moléculas, tem um valor agregado muito maior, isto segundo saberes de Vítor Ferreira (2010).
De acordo com os estudos de Ferreira (2010) fazer química a partir de moléculas de carboidratos é um desafio muito importante porque são moléculas baratas. Você pega a sacarose que custa 1 real e 30 centavos o