gripe A
influência no aumento da procura de produtos nas farmácias por causa da gripe suína
Trabalho Acadêmico
CRUZ ALTA-RS, 2009
Isabel Boff Vieira
influência no aumento da procura de produtos nas farmácias por causa da gripe suína
Trabalho de Acadêmico apresentado ao Curso de Farmácia, da Universidade de Cruz Alta-RS, como requisito parcial para obtenção da aprovação da disciplina de Bioestatística.
Orientador: M.Sc. Giovani Sturmer
CRUZ ALTA-RS, 2009
SUMÁRIO
influência no aumento da procura de produtos nas farmácias por causa da gripe suína 1 influência no aumento da procura de produtos nas farmácias por causa da gripe suína 3
SUMÁRIO 4
1 INTRODUÇÃO 5
2.1 Riscos da automedicação 9
2.2 Tamiflu 9
2.3 Balsamo Alemão 10
2.4 Sabonete liquido bactericida 10
3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 11
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa foi realizada nas farmácias buscando descrever o aumento da procura de produtos que oferecessem resistência aos sintomas da gripe suína ou nova gripe H1N1. Medicamentos ou produtos para o combate ou mesmo para amenizar o contágio da doença. Encontrou-se uma barreira imposta pelo fato de que a população buscou principalmente produtos para higienização como álcool gel, sabonetes antissépticos e máscaras descartáveis ou medicamentos para a gripe comum.
Nas farmácias foi procurado o medicamento Tamiflu, porém não foi comercializado nesses estabelecimentos só em nível hospitalar, ou nos postos de saúde onde era distribuído gratuitamente pelo sistema do SUS. Foi descoberto que a procura foi grande de medicamentos antigripais normais como benegripe, corestina, resfenol, supersisth e cimegripe aumentaram consideravelmente, também devido ao inverno.
A procura de produtos como álcool gel, sabonetes antissépticos, máscara tipo N 95 especial para a Influenza A, balsamo alemão, vitamina C, sabão