carboidratos
Neste meu trabalho investigativo vou falar de um tema muito importante para a Língua Portuguesa, que é os sinais de pontuação, e abordarei diversos aspectos relacionados com os mesmos.
A pontuação
Pontuação é o recurso que permite expressar na língua escrita um espectro de matizes rítmicas e melódicas características da língua falada, pelo uso de um conjunto sistematizado de sinais gráficos e não gráficos. Os sinais de pontuação são marcações gráficas que servem para compor a coesão e a coerência textual além de ressaltar especificidades semânticas e pragmáticas.
A pontuação na frase é muito importante porque é um acto ou efeito de pontuar digamos que esta é a definição de pontuação. Consideramos uma parte da gramática que trata-se dos sinais na sua escrita, para não ter erros ortográficos na escrita. Tudo o que se falou é uma representação gráfica da língua portuguesa.
Os sinais de pontuação
Ponto (.) — Usa-se no final do período, indicando que o sentido está completo. Também usado nas abreviaturas (Dr., Exa., Sr.).
Exemplo: Ele foi ao médico e levou uma injecção.
Vírgula (,) — Marca uma pequena pausa no texto escrito e também uma separação de membros de uma frase, nem sempre correspondente às pausas (mais arbitrárias) do texto falado.
Exemplo: Andava pelos cantos, e gesticulava, falava em voz alta, ria e roía as unhas.
Ponto e vírgula (;) — Sinal intermediário entre o ponto e a vírgula, que indica que o sentido da frase será complementado. Representa uma pausa mais longa que a vírgula e mais breve que o ponto.
Dois pontos (:) — Os dois pontos ou dois-pontos, são um sinal de pontuação. Indicam um prenúncio, comunicam que se aproxima um enunciado. Correspondem a uma pausa breve da linguagem oral e a uma entoação descendente (ao contrário da entoação ascendente da pergunta).
Ponto de interrogação (?) — Usa-se no final de uma frase interrogativa directa e indica uma pergunta.
Ponto de