meus trabalhos
O Modelo Forming-Storming-Norming-Performing foi proposto por Bruce Tuckman em 1965. Ele próprio adicionou a este modelo uma quinta etapa, Adjourning, nos anos 70. É muito eficaz na explicação do comportamento e desenvolvimento de uma equipa.
O modelo de Tuckman explica que à medida que uma equipa desenvolve as suas capacidades e maturidade, estabelecem-se relações e o leader vai alterando o seu estilo de liderança.
Quatro étapas do modelo Forming-Storming-Norming-Performing
1. Forming
2. Storming
3. Norming
4. Performing
Forming
Esta etapa caracteriza-se por uma elevada dependência relativamente às orientações fornecidas pelo líder.
Para além dos objetivos transmitidos pelo líder, existe pouca concordância da equipa relativamente a objetivos a atingir. Os papéis e responsabilidades individuais não são claros. O líder deve estar preparado para responder a um conjunto alargado de perguntas acerca do propósito, objectivos e inter-relação da equipa com entidades externas à mesma. Os processos de trabalho são, nesta etapa, frequentemente ignorados. Os membros da equipa testam os níveis de tolerância do líder e do sistema. O leader adota um estilo diretivo.
Esta etapa corresponde a fase de iniciação do grupo os membros da equipa comportam-se de forma muito independente, podem estar motivados mas estão literalmente desenformados, podem muitas vezes ter indícios de ansiedade ou incerteza.
Storming
Os membros da equipa estão à procura da sua posição e tentam moldar a sua relação com os outros membros da equipa e com o líder, que pode ser fortemente desafiado por membros da equipa. A clarificação do propósito aumenta significativamente, mas persistem muitas incertezas. Subgrupos podem formar-se, com as consequentes disputas de poder. A equipa necessita ser focalizada nos seus objetivos e devem evitar-se as distrações provocadas por questões emocionais e de relacionamento