Carboidratos
Vitaminas e Sais Minerais
Vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida, que na sua maioria possuem na estrutura compostos nitrogenados, os quais o corpo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na dieta, levam ao aparecimento de manifestações de carência no organismo.
O corpo humano recebe vitaminas por meio da alimentação: injetável ou oral, ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal(algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).
As vitaminas não liberam energia e não sofrem alterações estruturais durante o processo metabólico. Também são indispensáveis ao desenvolvimento dos processos químicos que constituem o metabolismo humano, atuando como substâncias reguladoras das reações químicas celulares.
As vitaminas são classificadas em dois grupos, de acordo com a sua solubilidade: Lipossolúveis e Hidrossolúveis.
Vitaminas Lipossolúveis
As vitaminas lipossolúveis são solúveis em gorduras. São absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo humano tem capacidade para armazenar maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, do que hidrossolúveis. As vitaminas desse grupo mais importantes são: A, D, E e K. As vitaminas A e D são armazenadas no fígado, e a E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores. A capacidade de armazenamento da K é reduzida.
Vitaminas Hidrossolúveis
São vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. O grau de solubilidade é variável e tem influência no seu trajeto através do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada, e sua excreção efetua-se através da urina.