Carboidratos
1.1 INTRODUÇÃO:
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na Terra. Alguns carboidratos (açúcar e amido) são o principal elemento da dieta em muitas partes do mundo, e sua oxidação é a principal via de formação de energia na maioria das células não fotossintéticas. Polímeros de carboidratos (também chamados de glicanos) agem como elementos estruturais e protetores nas paredes celulares bacterianas e vegetais e também nos tecidos conjuntivos animais. Outros polímeros de carboidratos lubrificam as articulações e auxiliam o reconhecimento e a adesão intercelular. Polímeros de carboidratos complexos covalentemente ligados a proteínas ou lipídeos atuam como sinais que determinam a localização intracelular ou o destino metabólico destas moléculas híbridas, chamadas de glicoconjugados.
Carboidratos são poliidroxialdeído ou poliidroxicetona, ou substâncias que geram estes produtos quando hidrolisados. Muitos carboidratos têm a fórmula empírica (CH2O)n; alguns também contêm nitrogênio, fósforo ou enxofre.
1.2 CLASSIFICAÇÃO E FUNÇÃO DOS CARBOIDRATOS:
1.2.1 MONOSSACARÍDEOS Os monossacarídeos, carboidratos mais simples, são aldeídos ou cetonas com dois ou mais grupos hidroxil. Muitos dos átomos de carbono aos quais os grupos hidroxil estão ligados são centros quirais, o que origina os muitos estereoisômeros de açúcares encontrados na natureza.
As duas famílias de monossacarídeos são aldoses e cetoses
Os monossacarídeos são sólidos cristalinos e incolores plenamente solúveis em água, mas insolúveis em solventes apolares. Os esqueletos dos monossacarídeos comuns são compostos por cadeias de carbono não ramificadas, nas quais todos os átomos de carbono estão unidos por ligações simples. Na forma de cadeia aberta, um dos átomos de carbono está ligado duplamente a um átomo de oxigênio, formando um grupo carbonil; os outros átomos de carbono estão ligados, cada um, a um grupo hidroxil. Quando o grupo carbonil está na